Power DBA

VCG – Viabilizador de consultas gerenciais

Através de um avançado algoritmo otimizado, o VCG reúne informações gerenciais do seu ERP/CRM/WMS/etc. em uma estrutura de consulta simples, muito veloz, que desonera o seu equipamento. Relatórios gerados em horas passam a ser visualizados em segundos!

 

VCG – Viabilizador de Consultas Gerenciais

Softwares de gestão comercial, fiscal ou de negócios armazenam suas informações em bancos de dados que crescem muito ao longo do tempo. É compreensível e esperado que haja um – pequeno – declínio no desempenho de consultas e relatórios conforme o tempo passa, pois existem mais registros nas tabelas do banco de dados.

Para explicar o que é o VCG e o que ele faz, imagine este cenário: um supermercado que inicia suas atividades com um novo software de gestão ERP.

Este software permite executar as tarefas básicas de um ERP: emissão de notas fiscais de entrada e saída, emissão de cupons fiscais, lançamentos contábeis, etc.

Após 1 ou 2 anos, relatórios de venda mensal que antes eram gerados em poucos minutos agora levam vários minutos. Ou até horas…

Os usuários desejam gerar relatórios comparando vendas de alguns produtos entre um período do ano passado e do atual, como por exemplo: vendas no período de Páscoa do ano passado em comparação com a Páscoa deste ano. Mas para obter as informações precisam adiantar o início do seu expediente ou fazer horas extras para gerar os relatórios e trabalhar com as informações.

… e ainda assim dois ou mais relatórios que deveriam trazer totais idênticos trazem valores diferentes.

E o que dizer então de informações exportadas para ferramentas de Business Intelligence, como Qlik, PowerBI, SAP BO… quanto tempo é necessário para exportar estas informações?

 

O custo desta ociosidade em horas dos usuários pode ser muito alto quando o banco de dados não oferece o desempenho necessário!

 

Quando o gestor de tecnologia do supermercado entra em contato com a empresa fornecedora ou fabricante do software solicitando melhorias nos relatórios, a empresa tem sempre algumas respostas padrão:

– Vamos cobrar $$$ para fazer melhorias nos relatórios (e não resolvem 100%);
– Vamos cobrar $$$ para criar relatórios (e criam mais problemas do que resolvem);
– Vamos cobrar $$$ para fazer a otimização do seu banco de dados (o que pode resolver parcialmente o problema);

Ou:

– Você precisa comprar $$$ um novo servidor de banco de dados (como se o problema fosse unicamente o equipamento);

 

E então? Já se identificou com este cenário ou situações semelhantes?

 

 

É para resolver este tipo de situação que o VCG: Viabilizador de Consultas Gerenciais atua sobre o seu banco de dados.

Os principais relatórios comprometidos com o cenário descrito são aqueles que fazem agregações de informações de vários períodos, vários clientes, vários produtos e/ou várias lojas. São os chamados Relatórios Gerenciais ou Estratégicos que fazem grandes somas e/ou comparações de informações.

O VCG atua sobre o banco de dados criando snapshots, ou “fotografias” das informações já agregadas em tabelas do banco de dados, de forma que operações de consulta que antes levariam horas agora podem ser recuperadas em até poucos segundos. Isso mesmo, em segundos!

O VCG trabalha com excelência onde outras soluções de agregação de informações falham: ele é projetado para atualizar as informações de forma não-intrusiva e assíncrona, sem causar travamentos no banco de dados (LOCK WAIT) e sem causar consumo excessivo de recursos, mantendo um atraso máximo na atualização de informações de até 15 minutos. O VCG também mantém as regras de negócio centralizadas, desta forma 2 ou mais relatórios que busquem a mesma informação no VCG apresentarão totais idênticos.

Depois de instalar e configurar o VCG, as consultas e relatórios precisam ser reescritos para usar as tabelas do VCG, que são criadas conforme as regras de negócio do seu software de gestão. Este trabalho é feito pelos profissionais altamente qualificados da PowerDBA.

Citamos no cenário a consulta de informações de vendas do período de Páscoa. Mas o VCG vai muito além. Pode sumarizar informações contábeis, fiscais, faturamento, devoluções… é virtualmente possível criar tabelas e esquemas para agilizar a consulta de informações de qualquer tipo de operação de qualquer software de gestão.

 

Veja como é o processo de instalação, configuração e uso do VCG:

1) Levantamento de informações: quais relatórios precisam ser melhorados?

Nesta etapa inicial todos os relatórios e necessidades dos usuários são analisadas e documentadas, e o código SQL dos relatórios é estudado para identificar as regras de negócio.

2) Projeto e criação do esquema de banco de dados do VCG

Após analisar todas os atributos que precisam ser melhorados um esquema com tabelas é criado para armazenar as informações consolidadas.

3) Implementação do programa VCG

Com as tabelas prontas é criado um programa que usa bibliotecas de software especiais criadas pela PowerDBA que fazem a integração dos dados sem pesar no banco de dados de forma não-intrusiva e assíncrona.

4) Reprocessamento inicial

Com o programa pronto é feito um reprocessamento para consolidar informações de períodos anteriores e já permitir o uso das tabelas consolidadas.

5) Alteração e/ou criação de novos relatórios

Usando as ferramentas disponíveis no próprio ERP, ou então, usando ferramentas de terceiros, nós alteramos os relatórios com baixo desempenho, ou então, se não foi possível alterá-los, criamos novos relatórios com as mesmas informações, porém que serão gerados em poucos segundos!

 

O VCG também pode ser usado para exportar informações que serão utilizadas por ferramentas de Business Intelligence, como PowerBI, Qlik, SAP BO, etc., reduzindo o tempo de espera para dar o input nas ferramentas.

A PowerDBA possui integração pronta para instalar o VCG em bancos de dados de alguns ERP disponíveis no mercado. Entre em contato para obter mais informações!

VCG: Informações no tempo que você precisa!

contato@powerdba.com.br

Rua Dr. Pedro Augusto Menna Barreto Monclaro, 630 - Curitiba, Paraná
CFW Agência de Internet